Blog

Diogo Vaz celebra 15 de carreira com “Os novos contos de Guicalango”

Para celebrar os 15 anos de carreira e os 7 anos do livro ‘Os contos de Guicalango’, obra que marca a sua estreia no mercado editorial, o escritor Diogo Araújo Vaz, vai lançar na próxima quinta-feira (16), na Casa do Artista, cidade da Beira, ‘Os novos contos de Guicalango’.

Trata-se de uma obra escrita recentemente, mas que, segundo nos confidenciou o autor, segue a matriz dos “antigos” contos de Guicalango, colectânea editada, pela primeira vez, em 2010, depois de ter sido distinguida em 1º lugar com os prémios “100 anos Minerva Central” e “Maria Odete de Jesus”.

Na obra, o vovô Guicalango, cujos “olhos já se haviam embriagado de estórias dos tempos idos”, ao sabor de rapé, revela uma gama de episódios gravados em sua memória, bastante variados, conforme se lê na nota do autor:

“As dos feiticeiros que lançavam enguiços para a abundância; as da velha terra, que era assassinada pelas acções malévolas do homem; as dos carniceiros que faziam uma grande carnificina em nome do povo, que, ao mesmo tempo, o derrubavam paulatinamente; as dos Deuses temerosos que recorriam à fúria dos homens, 'os justiceiros de Deus', para espalhar as suas vinganças entre os povos”, lê-se.

Chancelada pela Editorial Fundza, sediada na cidade da Beira, a obra é constituída por nove contos, os quais são uma radiografia da sociedade que teimamos em edificar, com todos os seus vícios. 

Diogo Araújo Vaz nasceu a 8 de Abril de 1978, na cidade de Inhambane. Com formação superior em Gestão,  o autor está radicado na cidade da Beira desde o ano de 2005. 

Esta é a sua quinta obra publicada. As outras são Os Contos de Guicalango (2010), A Ira da Chama (2012), Diário de um positivo (2013) e Os Seguranças do Alheio (2016).O autor venceu os prémios literários Minerva Central 100 Anos e Maria Odete de Jesus.

A Editorial Fundza é uma editora moçambicana que procura dar oportunidade e visibilidade aos novos escritores moçambicanos, agenciando-os para que se tornem escritores de sucesso.

Facebook

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba novidades acerca das nossas publicações.