Blog

Será lançado hoje (26), às 14 horas, na Universidade Zambeze, Campus do Matacuane, o livro “Apóstolo Lázaro: retrato biográfico de um servo de Deus. A obra, da autoria Alberto Zimata, Augusto Alberto e Gimo Mapenda, será apresentada pelo docente universitário António Vasco Waya.

O livro descreve, recorrendo aos métodos da história oral e biográfico, a história de vida de um homem a partir de convivências, conhecimentos e experiências de muita gente que privou com Agostinho José Xavier (Apóstolo Lázaro), em Moçambique e em todo o mundo. A obra aborda também as mudanças espirituais colectivas realizadas pelo Apóstolo Lázaro e ilustra alguns dos patrimónios construídos pela Igreja Assembleia de Deus Internacional - ADI.

“Falar de Agostinho José Xavier é falar dum homem com fé, humilde, corajoso e cheio de amor. As carac­terísticas deste grande Homem de Deus não cabem num fotolivro como este. Ele tinha experiência de liderança no ministério, começando da célula da igreja até à Direcção Geral, ele conhecia a estrutura da célula e os seus problemas. Ele colocava estes problemas nas mãos de Deus para os solucionar. Ele reunia em si muitos dons ministeriais, ele era evangelista, pastor, mestre e apóstolo”, lê-se nas notas finais do livro. 

Agostinho José Xavier, mais conhecido por Apóstolo Lázaro, nasceu no distrito do Búzi, sul da província de Sofala, na zona de Beia – Massanjane, em 26 de Setembro de 1931 e veio a perder a vida no dia 08 de Julho de 2021, na cidade da Beira. Foi o fundador da Igreja Assembleia de Deus Internacional – ADI, em Moçambique**.

No dia 05 de Outubro, o músico e académico Isaú Meneses lança, na cidade da Beira, o livro “A cidade da Beira e o diálogo de suas gentes. No livro são abordados vários temas, com destaque para os dois conflitos que envolveram alguns dos grupos étnicos que habitam a Beira. Sobre os dois conflitos ― o primeiro se deu na década de 1970 e outro na década de 1990 ―, Isaú Meneses afirma que há percepções erróneas, até entre investigadores. Portanto, o livro vem, diga-se, para dissipar equívocos. De resto, a principal conclusão trazida por Isaú Meneses é que cidades que congregavam várias etnias, como a Beira, têm o potencial de gerar muita criatividade. Acompanhe a entrevista exclusiva que antecede o lançamento do livro.

A Editorial Fundza é uma editora moçambicana que procura dar oportunidade e visibilidade aos novos escritores moçambicanos, agenciando-os para que se tornem escritores de sucesso.

Facebook

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba novidades acerca das nossas publicações.