Rua António Enes, Bairro do Chaimite, Cidade da Beira  •  (+258) 87 47 10 104  •  comercial@fundza.co.mz

Fundza

Biografia do autor

Francisco Muianga

Francisco Armando Muianga nasceu no bairro de Chamanculo, na cidade de Maputo, a  9 de Fevereiro de 1959, onde fez estudos primários e secundários. Cursou Mecânica, na especialidade de torno e fresa, na Escola Industrial 1º de Maio de 1979 a 1981.

É jornalista de profissão desde 1982, tendo ingressado no Diário de Moçambique, a partir da delegação de Maputo, em 1982. Em 1983 foi transferido para a cidade da Beira, sua actual residência.

Entre 1986 e 1988 esteve baseado na cidade de Chimoio, em Manica, também ao serviço do «DM». Participou num movimento literário, efémero, denominado Chiuara [Fogueira], que se reunia na esplanada do Sports Clube [Restaurante Bar and Sports Club] e compreendia, entre outras actividades, recitais de poesia.

Os primeiros textos literários foram publicados no «DM» na década de 1980, entre contos, o primeiro dos quais sob o título «Dina, a menina irrequieta» [no tempo em que a cidade da Beira debatia com graves problemas de energia, devido ao derrube de poste e linhas de transporte durante a guerra terminada em 1992] e poemas.

A isso se acrescem crónicas literárias e não literárias publicadas nas rubricas «DM-Registo», «Tecla» e na sua coluna designada «Fonte». Também assinou crónicas como Franco Beija-Flor, no espaço que denominava «De fio a pavio». Assinou outras prosas e poemas como Silo Sikagume.

Francisco Muianga, nome pelo qual é conhecido no meio jornalístico, coordena a página «Diálogo» do «DM» nos últimos anos. Frequentou e concluiu o curso de Ensino de História e Filosofia pela então delegação da Universidade Pedagógica da Beira.